quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Projeto de Lei criado em parceria com a FPJJE é aprovado na Assembléia Legislativa, e é instituído o dia Estadual do Jiu Jitsu


No dia 14 de setembro de 2012, as primeiras comemorações pelo dia Estadual do Jiu Jitsu foram realizadas no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, palco de onde no dia 28 de março do mesmo ano foi posto em votação o projeto de lei feito em parceria com a Federação Paraense de Jiu Jitsu Esportivo e de autoria do Deputado Divino Santos.
O Projeto de Lei Nº 85/2011 após ser apreciado pelos Deputados Estaduais foi aprovado e encaminhado para a sanção do Governador do Estado, que em 2 de maio de 2012 sancionou a Lei Nº 7.626 instituindo o dia 14 de Setembro como o dia Estadual do Jiu Jitsu, e publicado no Diário Oficial do Estado no dia 7 de maio de 2012.


Com o verdadeiro respeito que a FPJJE tem pelo que faz e principalmente pelos seus atletas, que são quem mantem viva a bandeira do esporte no nosso Estado, sempre estivemos cobrando a quem é competente fazê-lo, a responsabilidade pela manutenção e crescimento de nosso esporte no Estado do Pará e sua projeção para fora. Este projeto de Lei que tornou-se a Lei 7626/2012 teve seu embrião nas reuniões da Diretoria da Federação, que levou a quem poderia tornar a coisa possível, uma ideia, um sonho. Criar o dia Estadual do Jiu Jitsu, não é mera formalidade ou capricho, e sim a tomada de responsabilidade do Estado para com seus agentes esportivos, e poder mostrar que aqui existe uma gerencia esportiva que se preocupa com aqueles que verdadeiramente fazem a coisa acontecer: os atletas. Cobrar investimentos ou ate mesmo um olhar mais apurado para estes agentes não é perder tempo e sim investir no futuro esportivo do próprio Estado.
Hoje estamos felizes por esta conquista que não é da Federação e sim de todos aqueles que vivem da nossa arte suave e acreditam que um dia poderemos subir ao tatame na certeza de que as medalhas sociais, de infra estrutura, de saúde, de bem estar e ate as próprias medalhas físicas penduradas no pescoço virão.
Agradecemos a todos que estiveram presentes no Plenário da Assembléia Legislativa no dia 14 de Setembro de 2012 e que com muita propriedade e emoção defenderam e deram o seu recado em prol do Jiu Jitsu Paraense. OSS.

continue lendo e veja as fotos...

Matéria publicada pela Imprensa da ALEPA no dia 14/09/2012

14/09/2012 - Alepa comemora o Dia Estadual do Jiu-Jitsu 

Estiveram presentes autoridades, como o Deputado Estadual Divino, o secretário municipal de esporte, juventude e lazer, Francileno Mendes e representantes do esporte, como o presidente da federação paraense de jiu-jitsu esportivo, Helton Ataíde, o coordenador de vários projetos voltados para o jiu-jitsu, Lúcio Amorim, o presidente do projeto Mente Parada, Dudu Kawage e Adriano Aguiar, conselheiro da federação paraense de jiu-jitsu.
Em depoimento, Dudu Kawage destacou que este evento marca a história do esporte no Pará, pois agora poderiam resgatar o prestígio que o jiu-jitsu já teve um dia. Explica que o Estado fez parte da história da disseminação da arte marcial no Brasil quando Hélio Grace, filho de Gastão Gracie, um dos fundadores do esporte, nasceu no Pará e daqui foi aperfeiçoado juntamente com outros mestres e professores para ser repassado para o resto do país. Afirma que o esporte marcial, assim como o jiu-jitsu, tem o poder de modificar para melhor, a vida de um cidadão que convive com realidades que podem prejudicar seu desenvolvimento, como o tráfico de drogas e a violência. Exemplificou com o lutador Yuri Marajó, do UFC que os atletas podem seguir caminhos de vitória através do esporte, principalmente os que moram em periferias da cidade de Belém que já conta com vários projetos para a diminuição da criminalidade.
Lucio Amorim disse que quando pensamos em criar um projeto, o principal objetivo é minimizar, equacionar ou resolver o problema de uma comunidade, e na Terra Firme, o índice de criminalidade estava alarmante quando resolvemos implantar o jiu-jitsu no bairro. Hoje, depois de quatro meses após sua implantação, já obtivemos resultados significativos, com cerca de 140 jovens fora da criminalidade e dentro das escolas.
Adriano Aguiar e Helton Ataíde ressaltam que faltam investimentos do Estado e do Governo para o esporte, inclusive o jiu-jitsu, que existem projetos em todo o Pará sem nenhum investimento e que é necessário ter condições para manter tais iniciativas. 
            Francileno Mendes, secretário municipal afirma que é preciso um diálogo entre os governantes para que os investimentos cheguem de melhor forma até os projetos. Conta dos investimentos feitos até hoje para ajudar paróquias, escolas municipais e bairros de periferia com práticas do esporte, dança e música para contribuir com a inclusão social. Coloca-se à disposição para contribuir com a evolução do esporte no Estado.
O Deputado completa que o esporte é fundamental para a formação dos jovens, pois a arte marcial consegue trabalhar a orientação dos atletas, o que reflete na prevenção da criminalidade, diminuindo a repressão. E é nesta prevenção que defende ser uma solução para a redução dos problemas existentes nas comunidades. 
Coloca-se à disposição na ajuda para a capitação de mais recursos para as federações do esporte. Parabeniza o medalhista Allan Fontelles pelo resultado obtido na última competição, mas informa das dificuldades que sofreu por não conseguir patrocínio dentro do Pará, teve que buscar ajuda com outros empresários, fora de seu Estado.
Ao final da Sessão, Divino homenageou o representante do projeto Força Jovem, Salatiel, pelo brilhante trabalho na inclusão social de jovens. O deputado foi homenageado com certificado da federação paraense de jiu-jitsu esportivo. 



Confiram as Fotos deste encontro















































Nenhum comentário:

Postar um comentário